domingo, 2 de novembro de 2014

Regras de restrição de uso da água pela ANA estão em pleno vigor

De acordo com a resolução nº 641 de 14 de abril de 2014, da Agência Nacional de Água-ANA, as regras de restrição de uso para captação de água com a finalidade de irrigação e aqüicultura estão em pleno vigor e geram penalidades de várias natureza para os transgressores da lei. 
As regras são válidas para o rio Piranhas-Açu e estabelecem que os usuários localizados nos municípios de Coremas, Cajazeirinhas, Pombal, Paulista e Riacho dos Cavalos só podem captar água nas segundas, quartas e sextas.
Os usuários localizados nos municípios de São Bento, Jardim de Piranhas e Jucurutu só podem captar água nas terças, quintas e sábados. No Domingo está proibido. Importante ressaltar que a captação de água nos dias permitidos fica limitada ao horário da tarifa verde. Além disso, foi estipulada a área máxima irrigada de 05 hectares por propriedade e coibido uso do método de irrigação por inundação, devido à sua ineficiência.
De acordo com Procópio Lucena, presidente da ANA o açude Coremas-PB que neste momento pereniza o rio piranhas-açu com uma vazão de 5m³/s possui apenas 26% de sua capacidade e de conformidade com a lei das águas (9433/97) em tempo de escassez a prioridade absoluta é o consumo humano e animal.  Portanto cumprir as regras de restrição de uso da água é necessárias, como também é fundamental a intensa fiscalização da ANA, para garantir  que água chegue até a ensecadeira  da barragem de oiticica no município de Jucurutu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário