quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Vem aí o Miss Bumbum

    



















De quantas bundas famosas você é capaz de lembrar? Ou melhor, de quantas pessoas que ficaram famosas no Brasil por causa da bunda? De cara, lembrei da Rita Cadillac, Gretchen, a Feiticeira e a Tiazinha, e Carla Perez na boquinha da garrafa. Essas são musasvintage. Agora, segunda década do ano 2000, a obsessão brasileira por bunda está mais escrachada. Depois das mulheres frutas, nomeadas pelo tamanho das suas bundas (morango, jaca, melancia), as miss bumbuns são tratadas como celebridades de primeira.
Esse é, no momento, o concurso de beleza mais badalado e falado do Brasil. Mais que Miss Brasil.Há quatro anos, garotas exibem suas bundas malhadas, muito fortes (tendência do momento) para conseguir sucesso (e o dinheiro e os benefícios que vem com ele). As candidatas do concurso desse ano foram anunciadas ontem em clima de Oscar .
Ser Miss Bunbum pode ter garantir depois um lugar em algum reality show, como 'A Fazenda'. E a partir daí, bem, uma vida de “celebridade”, como a da famosa ex-vice do Miss Bumbum Andressa Urach, a moça que faz tudo pela fama.
A diferença das candidatas do Miss Bumbum das morenas do Tchan é que agora tudo é mais direto.
As moças da boquinha da garrafa tecnicamente faziam uma coreografia, eram bailarinas. Rita Cadilac e Gretchen, tecnicamente, cantavam e dançavam. Feiticeira e Tiazinha eram personagens. Miss Bumbum, não. Ela vai ser julgada por sua bunda. Ninguém vai nem perguntar que livro ela leu. Ela vai desfilar com trajes sumarios. Esse é o seu papel.
As minas do Miss Bumbum são, mais que tudo, representantes desse fenômeno antigo. Esse que faz com que o Brasil seja o país da bunda há mais de 50 anos (atenção, favor lembrar também das mulatas do Sargenteli).
Ter um bunda boa faz você receber admirção dos homens, vender produtos na televisão.
Mas o mais perigoso disso tudo é a tal da bunda brasileira para exportação. Exporta-se mulher para sexo. Gringos vão para o Brasil atrás dessas deusas do sexo que se manifestam em forma de bunda como se elas não tivessem cabeça nem coração e estivessem ali para serem usadas. A prostituição infantil é uma praga.
As moças do Miss Bumbum colaboram para que isso continue? Sim. Mas elas têm culpa? Não. São só produtos de uma cultura que mais que valorizar a bunda, valorize o corpo (e dane-se o resto!).
Vende-se bundas, usa-se bundas, patrulham-se bundas. E isso não tem cara de acabar tão cedo... A moda fitness, com a obsessão por agachamentos, está aí para provar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário