segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Encontro de Dança apresenta dois grandes espetáculos gratuitos nesta terça-feira

 Evento segue até 21 de agosto em Natal com uma vasta programação de espetáculos

O Encontro Nacional de Dança Contemporânea apresentará nesta terça-feira (12), mais dois espetáculos gratuitos. O primeiro será a partir das 19h, na Casa da Ribeira, com a Gesto Cia de Dança (RN) que irá apresentar o espetáculo “A Casa dos Caminhos Azuis”. 
Às 20h30, no Teatro Alberto Maranhão, a Quasar Companhia de Dança (GO) apresenta o espetáculo “No Singular”. O Encontro segue com apresentações gratuitas até 21 de agosto e toda programação está disponível no site www.encontrodedanca.com

O público que for até a Casa da Ribeira vai encontrar um espetáculo de dança, “A Casa dos Caminhos Azuis”, criado através de questionamentos dos bailarinos acerca de diversos caminhos que cada um busca seguir. Somos muitas vezes a maior dificuldade que temos no nosso próprio caminho. 

Nessa perspectiva objetivamos fazer com que o público sinta diversas formas de emoções como: angústias, felicidades, tristezas, decepções, ou seja, possíveis conflitos que estamos sujeitos a enfrentar no nosso dia a dia. Com direção geral deHykaroo Mendonça e coreografia de Marcelo Pereira, o espetáculo conta com sete bailarinos.
A Quasar trás para Natal um espetáculo que reflete a constante reinvenção da obra de Henrique Rodovalho. Nesse 23º trabalho do coreógrafo para a Quasar, ele provoca uma reflexão sobre a velocidade e a simultaneidade da informação no mundo contemporâneo, explorando o excesso de conteúdos a que somos expostos diariamente, e a forma com que cada indivíduo lida com os meios e com as mensagens criadas neste universo caótico. 
O espetáculo propõe um diálogo sobre a comunicação contemporânea e as interações humanas em um mundo cada vez mais ágil e - quem sabe - mais frágil em que a memória humana tem sido esquecida em tempos de memória virtual. O uso de quadros rápidos é resgatado pela companhia nesta obra, somada pelo figurino caleidoscópico de Cássio Brasil. 

A parte mais inusitada da obra é o contato prévio com o público. Um vídeo com o passo-a-passo de uma coreografia é postado no You Tube, gerando grande expectativa do público, que se empenha em aprender a coreografia. Interativamente, no dia da apresentação, o grupo os convida para que subam ao palco e dancem com a companhia. 

Em algumas ocasiões, um músico local também é convidado para o espetáculo, em que os corpos de 10 bailarinos surgem e, mesmo múltiplos, todos continuam singulares. No Singular é uma coprodução entre Quasar Produções e Plataforma Internacional Estado da Dança / Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. A Quasar Cia. De Dança é patrocinada pela Petrobras.

Através da Lei de Incentivo à Cultura e Programa O Boticário na Dança e a RENDA - Rede Nordeste de Dança, o Encontro Nacional de Dança Contemporânea acontece no Estado também graças ao patrocínio da COSERN/Grupo Neoenergia e Unimed Natal, através do incentivo da Lei Câmara Cascudo e do Programa Djalma Maranhão, contando ainda com os investidores Rifóles Praia Hotel e Resort, Pontalmar Praia Hotel, além das instituições FUNARTE, SESC, Prefeitura de Mossoró, Caicó, São Gonçalo do Amarante e Tibau do Sul.
  
A programação completa de oficinas e espetáculos é gratuito ou mediante a doação de alimentos não perecíveis ou um livro, destinados ao projeto Mesa Brasil SESC e um projeto patrocinado pela Unimed Natal, respectivamente.  

Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro 02 horas antes do dia de cada apresentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário