terça-feira, 8 de julho de 2014

Chefe do esquema de ingressos da Copa é solto

Whelan (centro) foi solto nesta madrugada / Divulgação/Prefeitura do Recife

A polícia do Rio soltou, na madrugada desta terça-feira, o britânico Ray Whelan, diretor executivo da Match, única empresa autorizada pela Fifa para venda de pacotes de ingressos e camarotes da Copa. 

Ele conseguiu o benefício após pedido de habeas corpus feito pelos advogados. Segundo a polícia, Whelan seria o chefe do esquema milionário de venda ilegal de ingressos da Copa, pelo qual já foram presas 11 pessoas na última terça. 

O delegado responsável pela investigação, Fabio Barucke, da 18ª DP (Praça da Bandeira), disse que chegou ao nome do diretor da Match com a colaboração do advogado José Massih, um dos 11 presos sob suspeita de integrarem a quadrilha. 

"Ele foi imprescindível para chegarmos nessa pessoa. A Fifa enviou a lista dos credenciados, que bateu com as declarações dele", disse o delegado. 

 Entre os 11 presos está o franco-argelino Lamine Fofana, que inicialmente foi apontado como chefe da quadrilha. Segundo a polícia, Whelan seria o dono do celular oficial da Fifa que recebia ligações de Fofana interceptadas em centenas de gravações autorizadas pela Justiça na operação batizada de Jules Rimet. 

Ray Whelan é diretor executivo da Match Services, braço da empresa responsável por gerenciar as acomodações e a venda de ingressos VIPs da entidade. Entre as funções de Whelan estava a de vistoriar e credenciar os hotéis oficiais da Copa e a venda de pacotes VIPs. 

 O diretor passou os últimos anos correndo o Brasil, visitando as possíveis acomodações que seriam usadas nas cidades-sedes e também nas cidades que receberam centros de treinamento das seleções.

Da Redação, BandNews FM esportes@band.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário