domingo, 15 de junho de 2014

Em dia de Benzema, França bate Honduras com ajuda de recurso eletrônico

Do R7
Dominadora durante quase toda a partida, a seleção francesa começou a Copa com o pé direito. Com dois gols de Benzema e um gol contra, o time do técnico Didier Deschamps fez 3 a 0 em Honduras e voltou a vencer em Mundiais após cinco jogos. As curiosidades da tarde em Porto Alegre ficaram por conta da não execução dos hinos nacionais, devido a problemas no sistema de som do estádio Beira-Rio, e do uso da tecnologia da linha de gol para confirmar o segundo tento francês.


Classificação e jogos

Honduras começou o jogo animada com o apoio do público, mas a empolgação não durou dez minutos. Logo a França tomou o meio-campo e passou a criar oportunidades, chegando ao primeiro gol no fim do primeiro tempo em cobrança de pênalti.
No início da segunda etapa, o lance mais polêmico da Copa. O francês Karim Benzema cabeceou a bola na trave antes que o goleiro Valladares tentasse defender e empurrasse a mesma para dentro do gol. Depois de muita discussão, o recurso eletrônico foi acionado e o árbitro brasileiro Sandro Meira Ricci apontou o braço para o meio de campo, validando o gol do atacante do Real Madrid.
Esta foi a primeira vez que o recurso tecnológico foi usado para encerrar polêmicas em Copas do Mundo, como a ocorrida em 2010, na partida entre Alemanha e Inglaterra, quando Frank Lampard marcou para os ingleses, mas nem o árbitro, tampouco o auxiliar percebeu que a bola havia ultrapassado a linha branca. Desde então, a Fifa e o International Football Association Board (IFAB), entidade que rege as regras do jogo, mudaram de opinião sobre o uso de tecnologia e adotaram o recurso eletrônico neste Mundial.
Esta tecnologia emite um sinal ao relógio do árbitro caso a bola cruze a linha de fundo debaixo das traves. O sistema, instalado nos doze estádios da Copa, funciona a partir de 14 câmeras, capazes de processar até 500 quadros por segundo, que emitem um sinal para uma sala de controle em caso de gol; no instante seguinte o árbitro é informado através de um aviso, como ocorreu neste domingo com Sandro Meira Ricci.
E os Bleus fizeram mais um, outra vez com Karim Benzema, o homem do jogo. Os campeões de 1998 voltaram a vencer em Copas após cinco jogos – desde a semifinal de 2006 a equipe não ganhava um jogo em Mundiais, enquanto Honduras segue sem vencer uma partida em sete disputadas.

As duas seleções voltam a campo na próxima sexta-feira (20). Os hondurenhos enfrentarão o Equador em Curitiba, no duelo dos lanternas do Grupo E, enquanto a França joga contra a Suíça, na Fonte Nova, em Salvador, no confronto de líderes da chave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário